terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sexo nas plantas II

Como ultimo post já estava a ficar grande decidi fazer outra publicação sobre o tema.

Estejam descansado que este não será tão "violento" como o de ontem, até porque o que eu hoje vou falar é sobre flores. Como é óbvio o que nos chama mais atenção numa flor são as suas pétalas e são elas que asseguram, através de vectores animais, a polinização da planta. Para tal, várias plantas desenvolveram mecanismos muito peculiares e engraçados para isso acontecer.
O vídeo que aqui vos apresento trata-se de uma orquídea que existe na Austrália, chamada de orquídea martelo. O que tem de característico é que ela parece-se com uma vespa fêmea (e desta forma vai enganar o macho) e possui uma espécie de uma dobradiça entre duas peças florais que se encontra sob tensão. O que vai acontecer é que a vespa macho chega lá e é martelado contra o pólen da orquídea, levando o pólen na cabeça. E assim a planta assegura um polinização cruzada enganando o pobre do insecto.
A outra situação que iram ver no vídeo, também é outra orquídea, vai enganar novamente um insecto, mas em vez de ser por carácter sexual é por carácter nutricional, orquídea balde. Esta, possui um néctar muita atraente, onde o insecto acaba por cair dentro de uma espécie de um balde. A única maneira que o insecto tem para sair dali é através de um orifício muito estreito. É nesta abertura mínima que a flor possui o pólen e mais uma vez, a planta consegue de forma eficaz que o insecto leve consigo o seu pólen para ser cruzado com outra planta...

As plantas arranjam cada mecanismo para sobreviverem...

1 comentários:

Anónimo disse...

Fabuloso!
A Natureza é fantástica mesmo!
Adorei mesmo!