O olho humano tem cerca de 17mm de diâmetro e quando este valor é diferente existem alguns tipos de implicações que veremos mais à frente. Mas basicamente o olho é o equivalente a uma câmera fotográfica das antigas ( não as que estamos habituados a lidar hoje em dia, que nos facilita bastante a vida não sendo necessário regular a luz, por exemplo).
O olho é constituido por:
Um sistema de lentes;
Um sistema que controla a entrada e a saída de luz, o qual tem uma abertura variável (a íris tem no centro a pupila que dilata ou contrai);
Uma película para a impressão da imagem- a retina (ela realiza a conversão da energia luminosa em energia eléctrica).
Se comparamos, então, com uma máquina fotográfica:
Como é que tudo se processa?
A luz atravessa, em primeiro a córnea, passa pela íris e seguidamente é focada pelo cristalino e projectada na retina. A retina por sua vez, é composta pelos Bastonetes (responsáveis por uma visão periférica) e pelos Cones (visão tricormática –Azul, Verde e Vermelho). Assim temos os bastonetes, estímulados com muita pouca luz (à noite), o que os torna muito mais sensíveis e os cones, só excitados com muita luz e que permite a visão a cores. Quer os cones quer os bastonetes estão dispostos em camadas que vão-se sobrepondo umas às outras, sendo aí que localizam-se os fotopigmentos. Apenas os animais que possuem a fóvea é que têm uma visão a cores, onde concentram-se 90% dos cones, na restante retina, existem os bastonetes.
Doenças associadas- Miopia e Hipermetropismo
Miopia (dificuldade de ver ao Longe)
Miopia é um dos problemas de refração mais comuns. É a condição em que os olhos tem poder de focalização muito grande, seja porque a córnea possui curvatura excessiva, ou porque o globo ocular possui um comprimento axial maior que o normal (a distância entre a parte da frente e a parte de trás do olho). Como consequência, a imagem vai formar-se antes da retina: objetos próximos, que exigem um poder de refração maior, são vistos com nitidez normal, mas os objetos mais afastados vão ser vistos fora de foco, sem definição.
Hipermetropia (dificuldade de ver ao Perto)
Hipermetropia é a condição em que olho tem pouco poder de focalização. Isto pode ser causado por uma curvatura insuficiente da córnea, ou um comprimento axial (antero-posterior) do globo ocular menor que o normal. Os raios luminosos atingem a retina antes que a imagem se forme, e o cérebro recebe da retina a informação de uma imagem fora de foco.
Os óculos são a mais comum das correcções, são de fácil manutenção, e são versáteis. Por outro lado, tem suas desvantagens, como visão periférica limitada, durabilidade limitada, inadequado para usar em atividades recreativas e desportivas, etc.
0 comentários:
Enviar um comentário