sábado, 22 de novembro de 2008

Não nos deixam de surpreender...

É do senso comum, que todos os cães possuem um elevado sentido olfativo, chegando a ser dez vezes mais sensível do que um milhão de seres humanos. Utilizando tais capacidades, investigadores oncológicos testaram o olfacto de vários cães e verificaram que os cães conseguem detectam certos tipos de cancro. Mas como eles são capazes de identificar o cancro através do cheiro?

Estudos sugerem que os nosso fieis amigos lá de casa podem ser treinados para detectar cancro através do hálito e de amostras de urina em apenas algumas semanas. Como? Tirando partido de algo que os investigadores tem conhecimento, que o hálito e urina de pacientes com cancro são quimicamente diferentes do hálito das pessoas saudáveis. Nos estudos que utilizam amostras do hálito,os investigadores têm amostras em tubos de plásticos, os quais estão fechados e colocados em caixas perfuradas, permitindo que os cães cheirassem as amostras mas sem as contaminar. Por sua vez, os cães são confrontados com várias caixas e devem deitar-se em frente da caixas que acham que contém a amostra cancerosa. Espantosamente a taxa de sucesso é de 99%.

O próximo passo dos investigadores será identificar os produtos químicos que os cães utilizam para identificar do odor do cancro e, em seguida, desenvolverem maneiras de “imitar” o olfacto dos cães.Progressos neste matéria tem sido feitos com a criação de um dispositivo conhecido como o nariz eletrónico.



O potencial desta tecnologia pode alargar-se a outras doenças, também. Alguns pesquisadores têm sugerido que o hálito de pacientes com SIDA, diabetes, e possivelmente até mesmo uma doença neurológica poderá conter marcadores químicos únicos. Se os cães podem aspirar a quaisquer doenças além do cancro ainda não existem estudos, apesar de haverem histórias de pacientes que relatam que os seus cães alteram o seu comportamento quando estes estão prestes a ter um ataques cardíacos.

Talvez um dia iremos compreender como os cães interpretam o que eles cheiram...


2 comentários:

N M Alves disse...

a propósito de olfacto canino, deixa-me que indique aqui uma curiosidade sobre essa característica dos nossos melhores amigos, que postei no meu blog:

http://numoutrolugar.blogspot.com/2008/12/os-ces-tm-o-nariz-molhado-para-poderem.html

beijocas doces

Diana disse...

A fazer propagando no meu blog :p
Estás à vontade ;)
Bjocas