segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Mas afinal o quê que andamos a comer?

Mas afinal o quê que é iogurte? Andamos mesmo a comer iogurte? Tendo dado ao trabalho de ver as embalagens dos iogurtes no supermercado, dei por mim a ver que a maioria dizem fermentos lactios e não os lactobacillus que deveriam constar. Isto porque os iogurtes deveriam ter Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus e o que acontece é que os iogurtes apenas tem um destes lactobacillus. Desta forma, as indústrias resguardam-se de algum tipo de situação pois a informação sobre a composição do iogurte é de fermentos lactios.


Qual a diferença entre iogurte e leites fermentados?
Iogurte é um produto lácteo fresco, obtido pela fermentação do leite exclusivamente pelas bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, com ou sem adição de outros produtos lácteos. Leite Fermentado é um produto lácteo fresco, obtido pela fermentação do leite por microrganismos. O que distingue o Iogurte dos outros Leites Fermentados é o tipo de bactérias utilizadas para a fermentação (ver).

(sites a visitar: Qualfood ; Iogurte.com)

2 comentários:

Anónimo disse...

Não é qualquer iogurte que me fascina.

Os cremosos são os melhores (sim, pronto, fui para os mais carotes e tal)... :P
Danone e tal, cremoso. =D

De resto... iogurtes líquidos, acho que nunca bebi. lol

bjins

Diana disse...

Se vivesses aqui no continente dir-te-ia para dares um saltinho ao Lidl. Descobri recentemente que eles têm lá uns iogurtes muitissímo bons, que fazem lembrar os cremosos da Danone (são naturais e tem menos percentagem de gordura). Isto tudo porque como não encontrava os lactobacilos nos iogurtes fui investigar os de lá. Não é que encontrei, para além desse (que esse achado tem para aí uma semana) iogurtes de 1kg com os "bicharocos"! A partir daí, a maioria dos iogurtes que consumo são do Lidl.