sábado, 25 de abril de 2009

25 Abril

Talvez por viver na cidade da liberdade (Santarém) que tenha vivido o 25 de Abril de forma emocionada (diferente da geração dos meus pais, pois este viveram os dias difíceis da opressão) e de profundo respeito e admiração pelos homens que permitiram-me hoje estar aqui sentada a expressar aquilo que sinto.
Hoje, ao olhar para os nossos políticos no parlamento, revolta-me ver certas pessoas (como é o caso do nosso Presidente da República) a não usarem o símbolo máximo deste dia, o Cravo!!! É olharmos para a bancada dos partidos de direita e ver que há uma falta de coloração típica do dia. É ver que o Cavaco Silva foi o primeiro Presidente da República a não usar-lo. Isto para mim só tem uma leitura, nenhuma destas pessoas, são homens ou mulheres de Abril!!! É ver que houve quem fizesse parte do governo do Salazar e hoje são pessoas que estão vinculadas a certos partidos...

Porque a liberdade hoje é um dado adquirido para cada jovem, e porque a liberdade banalizou-se ao ponto de não haver respeito, cada um de nós deveria ter mais respeito pela herança que adquirimos de homens como o capitão Salgueiro Maia e todos os corajosos homens que abriram Portugal para o Mundo.

1 comentários:

N M Alves disse...

Hoje é dia 25 de Abril, Dia da Liberdade!
Criei um prémio comemorativo desta data que atribuo com todo o prazer a este blog.