segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Queimaduras

Hoje decidi-vos deixar uma dica que eu acho que será bastante útil, mas que sinceramente espero que não necessitem nunca dela, como à praticamente uma semana tive que me socorrer...

Queimaduras, quem nunca se queimou na vida. A verdade é que a queimadura ,de acordo com a extensão e a profundidade, pode ser mais ou menos grave.
Muitas das vezes quando nos queimamos cria-se uma bolha que mais tarde ou mais cedo acabará por rebentar. Afim de evitar isso tenho duas sugestões. Primeiro que tudo devem passar sempre a zona queimada por água fria abundantemente, para que a queimadura não se alastre mais em profundidade. De seguida uma de duas coisas podem fazer, ou colocar mel que impedirá que se forme uma bolha ou então colocar a clara de um ovo pois irá restabelecer o colagénio da pele. Um sugestão dada por um professor meu, foi a aplicação de pasta de dentes, não sei bem ao certo o que fará, mas penso que será para aliviar a dor e dar uma sensação de frescura. A todas estas indicações e ainda para mais se a lesão for extensa são indispensáveis a aplicação de uma pomada de hidratação e cicatrizante.
Cuidados que nem sempre nos lembramos quando os pequenos acidentes domésticos ocorrem, mas que podem ser bastante úteis.
Boas práticas podem facilitar e prevenir que um acidente doméstico se torne em algo mais sério, por isso nunca se esqueçam de ter na vossa mala de primeiros socorros uma pomada para as queimaduras...

2 comentários:

Elsa Filipe disse...

Olá estava a ver o seu post e deparei-me com esta informação sobre queimaduras. Tudo muito certo. Sempre muita água fria para que a queimadura não alastre. O mel é utilizado, tal como o açucar de cana, para a cicatrização de feridas abertas, uma vez que é um anti bacteriano eficaz e natural. No entanto, essas mezinhas devem sempre ser feitas com muita precaução. Não se deve colocar nada nas queimaduras além de água. A pele, que seria a nossa defesa às infecções, está deteriorada e não tem as suas capacidades totais de protecção. Por isso, muito cuidado com o que aplicamos em áreas queimadas. O melhor é mesmo um creme específico, mas mesmo assim atenção ao tipo de creme.

Diana disse...

Claro que o ideal é colocar um creme especifico para a cicatrização, como acabei por pôr. Mas se a queimadura não for muito grave (e segundo o que a farmacêutica indicou-me a minha era de segundo grau) a aplicação de clara de ovo só trás benefícios, uma vez que vai repor o colagénio, essencial para a elasticidade da pele.
Como é óbvio (e se não é ressalvo aqui), ninguém deverá aplicar estas ou qualquer outras medidas se a queimadura fizer uma ferida.