domingo, 13 de novembro de 2011

Doença de Parkinson

No seguimento do post anterior muita coisa alterou-se na minha vida, principalmente a zona geográfica em que me encontro.... neste momento estou a viver na Alemanha :DD
É verdade, vim aqui parar por causa da minha tese de mestrado.
Encontro-me mais especificamente a viver em Göttingen, um pequena cidade Alemã mas muito acolhedora.

Só para ficarem com uma pequena noção, estou a 2h de comboio de Frankfurt, ou seja, cada vez que quero ir para Portugal, para além das 3h de viagem ainda tenho mais 2h de comboio, que sinceramente é muito mauzinho... enfim nem tudo é como nós gostamos, ne?!

Já estou cá à cerca de um mês e meio e o que vos posso disser é que os primeiros tempo foram muito complicados, pois encontrar casa nesta terra, especialmente este ano que houve um boom de alunos a vierem para cá, foi tarefa difícil. Desde andar com 2 malas atrás de casa em casa (colegas meus de trabalho que gentilmente se ofereceram para albergarem por uns tempos) até uma breve passagem por um hostel, tive de tudo. Mas felizmente esses tempos mais conturbados já lá vão e agora sim posso focar-me no que realmente interessa, a minha tese.

Mas então qual o tema da tese e mais concretamente em que é que estou a trabalhar?!
A área de investigação que tem merecido a minha atenção e interesse nestes últimos tempos são as doenças neurodegenerativas, mais especificamente a Doença de Parkinson's.
Esta doença é a segunda doença neurodegenerativa mais comum a seguir a doença de Alzheimr.João Paulo e Michael J. Fox, que tão cedo lhe foi diagnosticado a doença são exemplo de como a doença pode ser muito incapacitante.
Os sintomas mais comuns são a nível motor, como tremores, movimentos reduzidos e mais lentos, postura curvada. Em estados mais avançados os sintomas que começam a manifestarem-se são não motores, a apatidas e depressões.
Actualmente existem fármacos que conseguem atenuar os sintomas, à base de Levadopa, podendo-se sempre recorrendo-se também, quando assim se justifica, a intervenções cirúrgicas para estimulação de regiões afectada no cérebro.

Sobre a doença e as suas causa o conhecimento cientifico ainda é escasso para estarmos prestes a descobrir a cura da mesma. No entanto, sabe-se que a presença de um proteína chamada de alfa-sinucleína (aSyn) está presente numas inclusões, os corpos de Lewy e que estes encontram-se no cérebro de doentes com esta patologia. Que existem algumas mutações na sequência que codifica (dá origem) à proteína da aSyn e que encontram-se ligadas a casos familiar de parkinson.

É aqui neste ponto que eu vou pegar e o meu trabalho se vai centralizar.
Vou testar algumas das mutações que já foram descritas na literatura e tentar perceber qual o impacto que tem a nível celular.

Espero não ter sido demasiado específica nem maçuda com o longo texto.

0 comentários: