terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Tradições de Natal


Pai-Natal (S. Nicolau)
S. Nicolau foi um homem generoso que nasceu 350 d.C. Depois de viajar por muitos sítios, S. Nicolau decidiu ir viver para Mira, onde tornou-se bispo da Igreja Católica. Muitos milagres lhe são atribuídos e muitos deles relacionados com presentes. É desta forma que nasce o Pai-Natal, que permanece ainda hoje vivo, através da crença das pessoas.
A cor da roupa do Pai-Natal era variada, tendo cores muito garridas e na cabeça usava uma coroa de azevinho ou um barrete. Até que no ano 1931, num dos anúncios da Coca-Cola surge um Pai-Natal em tons de vermelho e branco. Este anúncio percorreu os quatro cantos, tornando-se num sucesso.


Presépio
O primeiro presépio conhecido foi feita na Igreja de Santa Maria em Roma. Porém foi o Francisco de Assis (1181-1226) que representou o presépio como vem retratado na Bíblia. Rapidamente esta representação tornou-se popular no mundo cristão

Sapatinho ou Meias penduradas na chaminé

Pensa-se que esta tradição tenha vindo de Amesterdão, pois é habitual as crianças colocarem seus sapatinhos à porta na véspera de Natal.
A lenda conta, que o S. Nicolau teve conhecimento de três raparigas, que como não tinham dinheiro, não podiam casar-se. Então S. Nicolau para não ser visto, atirou moedas de ouro pela chaminé que foram cair dentro das meias que estão ali penduradas ali a secar. Daí ter surgido a tradição de se colocar as meias ou o sapatinho na chaminé, para que na manhã de Natal fossem encontrados presentes.

Sino
Antigos acreditavam que o barulho dos sinos afastavam os maus espíritos. Hoje o seu toque no Natal simboliza alegria e júbilo pelo nascimento do menino Jesus Cristo e todos os cristãos louvam o Menino.

Árvore de Natal

Costume pagão, que é tradição encher o pinheiro com adornos , tais como bolas, fitas coloridas, laços, luzes ... Hoje em dia, não há casa que nos seus enfeites de Natal não tenha uma árvore de Natal. É importante deixar aqui a mensagem que os pinheiros naturais causam grandes desequilíbrios ecológicos. Portanto não custa nada compramos uma árvore de Natal sintética, que dura muito tempo até porque desta forma não gastamos dinheiro todos os anos com o pinheiro.

Estrela
A estrela de Natal é de tradição Cristã e está presente em todas as representações de Natal. É colocada no topo das árvores de Natal, nos presépio e nas portas. No entanto o aparecimento desta estrela quando Jesus nasceu, permanece um mistério.


http://onatal1.no.sapo.pt/

0 comentários: