sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Mito ou Realidade?!

Muito provavelmente vocês ou amigas vossa, já receberam um mail a falar que o soutien causa cancro na mama. Mas será isto mesmo verdade? Ou é pura ilusão?

Primeiro vamos então perceber de que se trata um cancro. O cancro é uma mutação no património genético (DNA), por outras palavras, é uma alteração nas células do tecido. Esta alteração pode surgir durante a replicação do DNA (quando o DNA está a fazer cópias de si mesmo) ou então herdadas dos nossos parentes. Ora bem, até aqui parece não entrar qualquer tipo de referencia aos soutiens, mas continuando. As mulheres e os homens em que a família tenham historial de cancro, pessoas que tenham um vida pouco saudável, contribui para o aparecimento desta doença...

Agora falando do cancro da mama. As mulheres que foram menstruadas muito cedo, as que não amamentam, as que tem filhos depois dos 30 anos e todos os factores já referidos (background familiar, estilo de vida praticado), aumenta o risco de contrair cancro da mama. O que leva a concluir que os soutiens em nada contribuem para este risco.
Talvez o que seja menos mentira nesse mail é que não é muito aconselhável dormir com o soutien pois, como é compreensível, se este possuir aro percebe-se que poderá magoar o peito. De resto é aconselhável o uso de soutien e com aro e soutiens no tamanho correcto (pois estudos conclui, que muitas mulheres não sabem escolher o soutien adequado para o tamanho do seu peito) pois o soutien é como qualquer outro acessório que nós utilizamos, se usarmos um sapato de um tamanho inferior ao nosso número magoa e cria calos.

A melhor maneira para evitar o cancro é a PREVENÇÃO!!!

0 comentários: