domingo, 25 de janeiro de 2009

Vacina contra a Cárie Dentária

A cárie é a doença infecciosa mais comum na Humanidade. Um equipa de investigação do Instituto de Ciências Biomédicas Abel (ICBAS) afirma que a vacina poderá ser comercializada já no início da próxima década. Segundo a investigadora Paula Ferreira, o trabalho consistiu na comparação de duas vias imunização, subcutânea e intra-nasal, injectando no rato uma proteína produzida por um microorganismo, agente etiológico da cárie.
Os testes em roedores são bastantes optimistas, protegendo estes contra a cárie dentária. A investigadora do ICBAS, considera a vacina “um passo importante, uma vez que a cárie dentária é a doença infecciosa de mais dispendioso tratamento. A vacina permitirá reduzir significativamente os gastos nesta área”.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa...
Mais uma vacina.
Cáries? Vai-se ao dentista... nada que não custe. =P

Bom fim-de-semana.

Diana disse...

É verdade mais uma vacina...O ideal era a prevenção evitando as caries, mas a verdade é que é um problema afectam muitas pessoas e com isso há gastos com ias aos dentistas que podiam ser evitadas. Se esta vacina for eficiente a esse ponto e se não houver contra-indicações não vejo porque não.

Bom fds também