quarta-feira, 8 de abril de 2009

Ciência do Esparguete

Sabiam que um fragmento de esparguete seco, raramente quebra ao meio?
Se não acreditam, façam uma pequena experiência. Vão as vossas cozinhas, agarrem num esparguete seco em cada uma das suas extremidades e quebrem-no. Quantos fragmentos obtiveram?

Dois físicos, Basile Audoly e Sébastien Neukirch, utilizando imagens de alta velocidade e com a aplicação da equação Kirchhoff (que diz respeito à forma como as ondas viajam através de um objecto que é colocado sob tensão), eles concluíram que a fragmentação do esparguete é causada por ondas flectoras. Assim que o esparguete começa a curvar, gera-se um ponto crítico, que viaja através das ondas resultando em inúmeros pedaços de esparguete.

http://www.mentalfloss.com/blogs/archives/14967

9 comentários:

FJM disse...

A ciência da cozinha é uma área em expansão (ver v.g. os artigos da prof. Paulina Mata que são pérolas de dilvulgação científica e, obviamente também, gastronómicas). Por falar nisso podias começar a fazer tipo um post: "A receita para Homens do mês"...coisas fáceis para os nabos como eu que sabem muito em teoria...

Diana disse...

É que vem mesmo a calhar esse teu pedido. Arrancou ontem o meu novo projecto, Açúcar Baunilhado. Este novo blog terá receitas do quotidiano de minha autoria, assim como umas um pouco mais caprichadas. Para além disso tentarei falar de alguns restaurante e bares que conheço e aprecio.
Aqui fica o site, para se quiseres seguir:
acucar-baunilhado.blogspot.com

FJM disse...

LOL...sabes eu consulto a bruxa para saber estas coisas por antecipação, lol.
Enfim, mas eu estava a pensar coisas MESMO fáceis tipo: sandes de atum...sandes de frango...coisas MESMO simples...eu não me atrevo a fazer um bolo de chocolate!

Diana disse...

Não posso querer que aches esse bolo difícil :S Só posso acreditar que tens um pouquito de preguiça se até uma criança o faz...

N M Alves disse...

Foste desafiada!
Para saberes de que desafio se trata, visita o meu blog.
Num Outro Lugar

Anónimo disse...

Espectacular... Não sabia.

Equação de Kirchhoff... onde foi que já ouvi isto? Ah, já sei... falei em Leis de Kirchhoff numa disciplina de Electrónica também, que são baseadas nisto certamente.

Boa Páscoa, bjins

FJM disse...

Fobia à cozinha? Não! Eu gosto mais de me ver como um teórico da gastronomia...lool. Não há mesmo nenhum bolo que se possa fazer como quem faz umas sandes?

Diana disse...

Se tu soubesses onde descobrir esta curiosidade :P Não sei se conheces a serie Numb3rs. É uma série que relaciona o mundo em que vivemos com a matemática, em que o experte em matemática ajuda a policia a desvendar crimes sempre com uma base cientifica. No outro dia estava a assistir a mais um dos episódios e deram isso no final...

Boa Páscoa para ti também bjs.

Anónimo disse...

Bem... eu ontem ao almoço testei isto... a meio da conversa, falamos em ondas (física e tal)... e lembrei-me logo, fui buscar um "pau" de esparguete... e realmente é assim. Só que nós, nunca damos importÂncia a estas coisas.

Relativamente à série, por acaso não conhecia.
Bjin