quarta-feira, 28 de julho de 2010

Apelo à consciência de cada um...

Hoje celebra-se o Dia Nacional da Conservação da Natureza e nada melhor para vos falar do lixo que diariamente produzimos. A imagem que vos mostro neste post foi retirada do jornal metro do dia de hoje.
Esta imagem mostra-vos o impacto que cada um de nós esta a ter no oceano. Como é dito no jornal (...) todos os rios vão dar ao mar e, neste caso, também todo o lixo lá vai parar.
As principais fontes destes detritos vem dos turismo (embalagens de comida e bebida, beatas) água dos esgotos (levam principalmente seringas e preservativos), desperdícios da pesca (linhas, redes, armadilhas e ditas adesiva) e lixo dos navios.
Como podemos ver nas imagens, muitas espécies encontram-se ameaçadas devido as nossas acções inconscientes. Aqui fica um diagrama que vos mostra o impacto nos diferentes grupos de animais

Sabiam que a decomposição do lixo marítimo até desaparecer:
Para um jornal são 6 semanas;
Caroços de maçãs 2 meses;
Embalagens de leite 3 meses;
Saco plástico 1-20 anos;
Latas de alumínio 50 anos;
Fraldas descartáveis 450 anos;
E linhas de pesca 600 anos.

Números que dão muito que pensar, certo?!
Se pegarmos no exemplo do plástico, este leva centenas de anos a decompor. Um dos grandes problemas é que este material ao fragmentar-se em pedaços mais pequenas, cria a ilusão de plâncton, o mesmo é dizer, muitos animais iram ingerir.

Por isso este verão vamos ser mais conscientes e todo o lixo que fizermos seja na praia, seja num piquenique, não se esqueçam de levar convosco ou então colocar nos sítios respectivos.

0 comentários: