domingo, 22 de fevereiro de 2009

Origem do Carnaval

O Carnaval é uma altura de muitas brincadeiras e palhaçadas. Contudo, subsistem ainda muitas duvidas quanto é origem e ao sentido da palavra Carnaval.
Há quem defenda que a palavra tem uma origem profundamente religiosa, com um significado quase oposto ao da diversão, brincadeiras e malícia a que associamos hoje em dia. Assim, Carnaval teria tido origem no latim carnevale (carne + vale equivaleria a carne + adeus), o que corresponde é designação de Terça-Feira Gorda, o ultimo dia do calendário cristão em que é permitido comer carne, uma vez que, no dia seguinte, começa a Quaresma.
Porém, há também quem afirme que a palavra Carnaval vem de Carrus Navalis, por influencia das festas em honra de Dionisio, onde um carro, com um enorme tonel, distribuía vinho ao povo na Roma antiga. A sustentar esta tese esta o facto de muitas das celebrações carnavalescas serem bastante mais antigas do que a própria religião crista. No fundo, todos os Carnavais são reminiscências das festas dionisíacas da Grécia Antiga, dos bacanais de Roma e dos bailes de mascaras do Renascimento.

0 comentários: