quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ausência, mas pseudoregresso....

Olá pessoal!!!!

Lamento desde já a minha tão prolongada ausência, mas a faculdade quando começou, começou em força. É verdade, terceiro e último ano do curso de Biologia tem estado a dar muito trabalho,são relatórios, trabalhos, ler artigos em inglês, projectos...
Enfim, todo o tempo que tinha disponível e utilizava para escrever aqui no blog, agora são passados a ler artigos e a estudar a matéria (é que já estou a 15 dias da primeira frequência, pânico!!!!!!!). Mas como hoje iniciei o meu mini-projecto, decidi partilhar com vocês. Ora bem o mini-projecto faz parte da cadeira de bcc (biologia celular e complementar) do ramo que estou a frequentar bmg (biologia molecular e genética).
O projecto consiste então, em nós alunos, elaboramos um projecto, tal e qual um cientista no seu laboratório e executamos-lo. Isto assim parece muito fácil mas nós estamos limitados tanto ao tipo de material biológico a estudar assim como inibidores e flurocromos, para depois observarmos o nosso material a um microscópio todo xpto.
Depois de várias tentativas para ser original (primeiro escolhi sangue, depois diatomaceas e por fim espirogira) lá me rendi à lista de material que o Professor recomendou. Eu e o meu grupo decidimos então fazer com leveduras de S. cerevisae, a levedura presente na cerveja.
Entregue o mini-projecto ao Professor e depois de alguns stress, hoje começamos a observar no tal microscópio as ditas leveduras aplicando um flurocromo, que aqui para o caso não interessa muito estar a especificar. Então o quê que nós vamos tentar estudar, o que causa diferentes concentrações de cálcio e etanol as leveduras. Vamos lá ver como é que isto corre, uma vez que estamos entregues a nós mesmas.
Assim que tiver tempo e houver actualizações no nosso projecto, vou vos contado, até lá fiquem com uma imagem que se assemelha um pouco com aquilo que hoje observamos (eu sei, bolinhas, já o prof está sempre a dizer isso...)

1 comentários:

Anónimo disse...

Deve ser excelente fazer um projecto com base em biologia celular! :)
Aliás... não só em B.C.... acho que qualquer um, dentro do mundo da Biologia :)
Continuação de um bom trabalho =)

Bjin